Autoconhecimento, bem estar e inteligência emocional
- Gislaine Soares
- 15 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Muitas pessoas ainda não

valorizam o cuidado com a mente e com as emoções. O funcionamento psíquico envolve as percepções, emoções, pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas. Mediante ao autoconhecimento, as pessoas podem se auto educar para ter maior saúde psíquica e “inteligência emocional”.
A percepção é o que o cérebro compreende da experiência vivida pela pessoa e é essa percepção que desencadeia as emoções. Por sua vez, as emoções são fenômenos de curta duração que envolvem estados de sentimentos e que nos influenciam o comportamento diante de eventos do nosso dia-a-dia. Possuem duas funções básicas: enfrentamento e socialização.
Diante das emoções, o cérebro produz pensamentos que alimentam os sentimentos e esses, por fim, determinam os comportamentos. Esses comportamentos são desencadeados de forma a favorecer a adaptação e as transformações sociais e pessoais. A emoção, por exemplo o medo, diante de uma ameaça, gera comportamento de fuga atendendo ao instinto de sobrevivência e proteção da vida (função de enfrentamento).
O comportamento transmite para a sociedade o sentimento da pessoa e influencia seu feedback social, ou seja, como as pessoas passam a nos ver, nos tratar e interagir conosco (função de socialização).
Cada emoção tem seu respectivo padrão de manifestação fisiológica e comportamental. As manifestações fisiológicas variam de acordo com cada sentimento evocado. Já as comportamentais resultam em respostas motoras, podendo ser de natureza voluntária ou involuntária.
Todas as pessoas tem um funcionamento mental e por muitas vezes esses funcionamentos trazem problemas individuais ou coletivos/sociais. Psicoeducá-los quanto ao seu funcionamento, ativação do sentimento, nomeação, intensidade e comportamentos é de extrema importância, pois consiste em uma forma profilática contra os desajustes emocionais. Afinal, praticamente todas as psicopatologias e sofrimentos psicológicos apresentam algum nível de alteração no funcionamento emocional e consequentemente comportamental, na expressão ou supressão dos sentimentos.
Cuidar-se! Isso é o que eu desejo a você: priorizar seu autoconhecimento, seu bem estar e inteligência emocional.
Commenti