top of page

Inteligência Emocional no dia a dia: Como se comportar de forma saudável em meio a tantas emoções e

  • Foto do escritor: Gislaine Soares
    Gislaine Soares
  • 12 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura


Estudos das neurociências e da psicologia têm demonstrado que existem notáveis diferenças individuais no modo e na intensidade com que o ser humano reage diante de mesmas situações. Apontam, também, que as ações do ser humano podem ser “saudáveis” ou não. Assim, cada vez mais, a teoria da Inteligência Emocional vem ganhando representatividade, pois pesquisas apontam que pessoas que possuem inteligência emocional mais desenvolvida tem maior qualidade de vida e maior sucesso em suas ações

E você, já ouviu falar de inteligência emocional? Mas o que, de fato, é isso?

Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

E para desenvolver essa habilidade é fundamental que a pessoa tenha autoconhecimento. Que seja capaz de se observar e identificar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos diante das situações. Estar sempre atento e centrado em si mesmo.

Então, vamos compreender melhor o que são as emoções, sentimentos e comportamentos bem como o seu funcionamento.

As emoções são mudanças no organismo em função de percepções de estímulos, sejam esses interno (ex: pensamentos, ideias, recordações, etc) ou externos (ex: presença de um assaltante, de determinado animal, da pessoa amada, etc). As emoções são fisiológicas e involuntárias. Têm o objetivo de garantir a sobrevivência da pessoa. Direcionam o comportamento para possibilitar a adequação da pessoa ao ambiente. Entretanto, nem sempre levam as melhores ações em determinados contextos.

Já os sentimentos são a interpretação que fazemos da emoção que estamos sentindo, ou seja, é a percepção consciente da emoção. Tem influência de nossas crenças, memórias e percepções.

Atualmente, fala-se em 7 sentimentos básicos e que os demais são combinações desses. São eles: raiva, medo, tristeza, nojo, felicidade, amor, susto.

E os comportamentos? Os comportamentos são as ações que a pessoa têm em função de suas emoções e sentimentos. Geralmente, apesar de não serem automáticos, acontecem de forma automática, pois a maioria das pessoas não escolhem suas ações de forma consciente. Por exemplo, em uma situação de desobediência do filho, a mãe que sentiu muita raiva, gritou e bateu na criança, mas só se deu conta que gritou e bateu depois de ter feito. Talvez, se tivesse escolhido, não faria dessa forma.

E comum as pessoas ignorarem quase tudo que se refere ao seu mundo pessoal: suas emoções, sentimentos e as razões de seus comportamentos.

Fugir ou negar o sentimento não é saudável. A aproximação da pessoa com seus conteúdos afetivos e a expressão desses (verbal ou corporal) de forma consciente, permitem a transformação e a utilização das capacidades positivas inerentes à pessoa.

A inteligência emocional é uma habilidade, ou seja, pode ser desenvolvida e quanto mais desenvolvida mais presente no dia a dia da pessoa. Para isso, é preciso identificar as emoções e sentimentos, aceitá-los e, em uma pausa, escolher como agir com eles. Agir de forma “saudável”.

Que você cultive seu autoconhecimento. Esteja cada vez mais atento a si mesmo para ter ações saudáveis e um melhor gerenciamento de sua vida e de suas relações.


 
 
 

Comments


bottom of page