top of page

O QUE A SAÚDE MENTAL TEM A VER COM OS RECENTES ATENTADOS?

  • Foto do escritor: Gislaine Soares
    Gislaine Soares
  • 24 de out. de 2017
  • 2 min de leitura


Após duas semanas do atentado que matou nove crianças, dois adultos e o próprio autor do incêndio na Creche Gente Inocente, em Janaúba, crianças, pais e professores voltaram às atividades na instituição. O crime foi cometido por uma pessoa considerada tranquila, que, aparentemente, cumpria todas as suas obrigações como cidadão.

Atentados como esses repercutem na mídia, causam revolta, enchem as timelines das redes sociais e trazem comoção. Atentados como esse são vistos como falta de atenção da família, como falta de atenção do governo, como falta de amor próprio. O que ninguém vê e entende é o que antecede esses atos. O que muitos fazem é julgar e ver com maus olhos aqueles que buscam ajuda psicológica ou psiquiátrica.

Aprofundando mais nesse viés, vemos um grande tabu envolvendo a saúde mental e como a sociedade é resistente ao cuidado psicológico. Como as pessoas não cuidam de suas mentes, assim como cultuam seus corpos em academias. O que aconteceu em Janaúba, ou no atentado recente nos Estados Unidos, nada mais é que um reflexo de todo esse cenário.

O adoecimento emocional é algo cíclico. A pessoa passa por um sofrimento e, por preconceito ou por achar que não precisa, não busca ajuda para a dor que está vivendo. Nesse contexto, vemos o mundo pagar o preço por negligenciar a saúde mental.

Quem nunca ouviu que ir ao psicólogo é bobagem, frescura, coisa de gente fraca ou louca? Uma visão deturpada, que impede a possível solução de muitos problemas, que poderia evitar muitos acontecimentos como o de Janaúba ou suicídios. De nada adianta acumular riquezas, se a sua inteligência emocional está atrofiada.

Entendam e se atentem! Psicólogo e psiquiatra são procurados por pessoas corajosas, que querem resolver seus problemas sem prejudicar o próximo, que querem assumir as rédeas de sua vida e que querem passar a ser responsáveis por suas escolhas e consequências. Coisa de louco é não saber o quanto de coragem é preciso para enfrentar a si mesmo.

 
 
 

Σχόλια


bottom of page