Promessas para o ano novo
- Gislaine Soares
- 5 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Promessas para o ano novo!

Eu prometo que... quantas viradas de ano você passou falando essa frase? Emagrecer, comer melhor, começar a praticar exercícios físicos, mudar de emprego, parar de brigar, conquistar novos mercados, ser independente, transformar o visual, arrumar a casa, parar de fumar, maneirar na bebida... A chegada de um ano novo sempre nos remete à novas perspectivas, novos caminhos e a expectativa de mudança.
A questão está em como conduzir essa virada de comportamento. Sair da inércia, da zona de conforto, nem sempre é fácil e exige muito esforço e dedicação para que a mudança efetivamente aconteça. E isso tudo depende exclusivamente da sua atitude em relação às metas, a motivação para mudar e o tempo que você terá para se dedicar.
Se você tem dificuldade de conseguir cumprir as promessas ao longo do ano, você não está sozinho. Segundo pesquisa da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, apenas 8% das pessoas cumprem suas promessas de ano novo. As que conseguem cumprir por 30 dias algum item listado aumentam em três vezes a possibilidade de mudança. Isso porque já houve uma mudança de hábito e a incorporação da nova atitude à rotina.
Tudo fica mais fácil quando você restringe a quantidade de promessas e estabelece metas que possam ser cumpridas efetivamente. Escreva, faça uma lista, compartilhe com um amigo, divida sua meta com alguém. Assim você sentirá que tem mais alguém envolvido na missão e se comprometerá com mais afinco. Procrastinar é nato de todo ser humano, mas existe motivação maior para mudança e ela pode acontecer com o apoio de alguém.
Além disso, não fique checando os resultados a cada dia. Foque no esforço e na dedicação. Conte para si mesmo o quanto está sendo positiva toda mudança e como sua vida está melhorando a partir disso.
Se você prometeu emagrecer, por exemplo, não fique subindo na balança todos os dias. Observe como todo o bem estar que a nova rotina alimentar e de exercícios está te proporcionando e pese apenas uma vez por semana ou por mês.
Por fim, seja resiliente e nunca desista de recomeçar. Tenha em mente a frase dos alcoólicos anônimos “só por hoje...”. Se por um dia você consegue, é possível recomeçar e mudar por um dia, por um período, para sempre.
Comments