top of page

8 dicas para superar a compulsão alimentar

  • Foto do escritor: Gislaine Soares
    Gislaine Soares
  • 15 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura


A compulsão alimentar é definida pelo descontrole na alimentação. Mesmo já estando satisfeita, a pessoa não para de comer e come sem sentir fome. Identificar as causas e tratar esse distúrbio é fundamental para voltar ao equilíbrio fome x desejo x necessidade x satisfação.

Causada, na maioria das vezes, por dietas com muitas restrições, por comer para se confortar emocionalmente, por estresse ou por problemas emocionais mais graves, a compulsão alimentar pode trazer sérios riscos à saúde e comprometer o metabolismo.

Abaixo listamos algumas dicas para que você comece o processo para sair do transtorno, mas alertamos que é primordial o acompanhamento de um profissional. Confira!

  1. Procure entender a raiz do problema. Faça perguntas como: por que estou comendo? Qual a necessidade de servir mais do que eu aguento comer? Como a comida vai me ajudar a resolver o problema?

  2. Busque falar com as pessoas mais próximas sobre sua necessidade de comer compulsivamente. Peça ajuda para que elas observem seus hábitos e te auxiliem a parar, quando já tiver comido o suficiente.

  3. Não se deixe afetar pelos padrões de beleza existentes. Acima de tudo você deve se aceitar e cuidar do seu corpo, sem exageros.

  4. Evite comer alimentos ricos em gordura e açúcar para aliviar algum desconforto emocional. Quando estiver se sentindo mal, procure um amigo para conversar ou vá dar uma volta em algum lugar ao ar livre.

  5. Não faça dietas malucas por conta própria. Procure sempre o auxílio de um profissional.

  6. Procure ter uma alimentação mais saudável e balanceada. Assim você se sentirá mais saciado por um período de tempo adequado.

  7. Busque um equilíbrio no gerenciamento de suas emoções. Coloque na balança o quão importante é comer e como isso te deixará após ultrapassar os limites da saciedade.

  8. Procure canalizar seus esforços para outro foco. Pense em atividades que lhe darão tanto prazer quanto comer e comece a investir seu tempo nisso.

Lembre-se que a compulsão alimentar é um distúrbio psicológico que pode ser tratado. Busque sempre o acompanhamento médico e de um terapeuta de sua confiança.

 
 
 

Comentarios


bottom of page