top of page

JANEIRO BRANCO: UMA CAMPANHA PARA VOCÊ!

  • Foto do escritor: Gislaine Soares
    Gislaine Soares
  • 19 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura


Você já se perguntou o que quer para si este ano? Como tem encarado os desafios e os presentes que a vida tem lhe dado? Como são suas relações sociais? Já pensou em como o mês de janeiro é carregado de simbolismos? Mudanças, metas, novas perspectivas... E com o novo ano, nasce uma motivação a mais para viver.

O Janeiro Branco é uma campanha que propõe uma reflexão sobre o indivíduo como ser subjetivo e pertencente a uma esfera social, relacional e comportamental única. Traz um olhar para as questões humanas, no que se refere à sua saúde emocional. Isso porque uma mente saudável torna o ser ainda mais produtivo e motivado.

A mensagem da campanha diz “quem cuida da mente, cuida da vida; quem cuida das emoções, cuida da humanidade; quem cuida de si, já cuida do outro; sem psicoeducação não haverá solução; autoconhecimento: isso também tem a ver com a sua saúde mental; o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença”.

Pare para pensar em todas as questões que levantamos no começo desse texto. Reflita sobre como seus relacionamentos interferem em suas decisões e como suas emoções trafegam no seu dia a dia. A orientação psicológica pode ajudar na prevenção de sofrimentos e dores. Se conhecer melhor pode impedir atos violentos. Além disso, partilhar histórias de superação pode ajudar centenas de pessoas a passar por dificuldades. Exemplos são sempre a melhor forma de educar. E isso não vale apenas para as crianças, que estão em formação intelectual e emocional.

Quando procurar por ajuda profissional

Toda observação do cotidiano vai lhe ajudar na mudança e na virada para cumprir as metas estabelecidas. Um psicólogo pode ser a chave para abrir possíveis saídas. Você deve ficar atento aos sinais que sua mente e seu corpo apresentam. Como aquela tristeza profunda e sem fim que te faz desanimar de fazer qualquer coisa, mesmo aquelas que você mais gosta.

Questionar como anda a sua relação com você mesmo e com os outros e avaliar se essas interações lhe trazem desconforto também é uma forma de chegar à conclusão de que uma consulta ao psicólogo é necessária. Além de avaliar seu trabalho e o nível de satisfação que ele lhe traz, o relacionamento com a família, sua vida afetiva e sexual, acontecimentos que não são superados com facilidade, deixando marcas e trazendo traumas, e, como não poderia faltar, ajuda para lidar com situações que exijam decisões difíceis e que podem transformar a sua vida.

Janeiro Branco é uma campanha de conscientização, assim como o setembro amarelo. É uma ajuda àqueles que precisam falar sobre si e conhecer mais seus sentimentos e emoções. Compartilhe essa ideia com seus amigos e familiares, proponha debates e esteja sempre atento a si mesmo e aberto a escutar o outro.

Se sentir vontade/necessidade, busque ajuda profissional!

 
 
 

Comments


bottom of page