JANEIRO BRANCO: EM 2021 A CAMPANHA GANHA FORÇA
- Gislaine Soares
- 11 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
O ano de 2020 se foi, muitos dirão, finalmente! Outros agradecerão e muitos ainda precisarão trabalhar as sequelas deixadas por esse ano tão desafiador. Se antes já era necessário falarmos sobre saúde mental, hoje em dia a discussão sobre esse tema tornou-se urgente e fundamental. Isso porque, ainda com a incerteza de quando teremos uma vacina aqui no Brasil, precisaremos manter todos os cuidados indicados pelos órgãos oficiais de saúde. Poucas mudanças teremos, do ponto de vista prático, em nossa rotina pelo menos no início deste ano.
Em outros anos começaria falando neste post apenas sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde mental e da Campanha Janeiro Branco, sem nenhum contexto de pandemia. Mas, agora, é impossível não considerar este aspecto. E, por falar nisso, você sabe do que se trata essa Campanha? É sobre isso que falarei a seguir.
MAS, AFINAL, DO QUE SE TRATA A CAMPANHA?
O objetivo da Campanha Janeiro Branco é convidar as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. Colocar o tema em evidência para promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional. Neste ponto quero atentar para o fato de cuidarmos da saúde mental dos pequenos. Isso porque eles foram, fortemente, afetados pelo cenário atual de pandemia. Então, observar os comportamentos, as falas e atitudes são medidas fundamentais para esse acompanhamento tão necessário.
Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a Campanha ganhou vida em Janeiro de 2014 quando psicólogos(as) de Uberlândia(MG) foram às ruas, às instituições e às mídias da cidade para falarem às pessoas sobre “Saúde Mental”, “Saúde Emocional”, “sentido de vida”, “qualidade de vida” e “harmonia nas relações humanas”.
Neste ano, a Campanha Janeiro Branco 2021 tem a sua importância redobrada e chega à sua 8a edição com uma missão fundamental em tempos de pandemia: inspirar indivíduos e instituições sociais a participarem de um grande pacto universal em defesa da Saúde Mental da humanidade e traz como mote a ideia de que #TodoCuidadoConta!
PANDEMIA E SAÚDE MENTAL
Estudos e pesquisas sobre os efeitos colaterais da pandemia da COVID-19 começaram a surgir e a mostrar os grandes desafios que a humanidade tem pela frente: além de vencer o novo coronavírus, os indivíduos e as instituições sociais também deverão reunir esforços e desenvolver estratégias públicas e privadas para proteger, fortalecer e promover a Saúde Mental das pessoas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços. No Brasil — país que já é um dos recordistas mundiais em relação à depressão, à ansiedade e a números absolutos de suicídios —, a primeira fase de uma pesquisa realizada no final de 2020 pelo Ministério da Saúde detectou ansiedade em 86,5% dos indivíduos pesquisados, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos participantes do estudo.
CUIDAR DA SAÚDE MENTAL: META PARA A VIDA
A ideia do texto de hoje é dizer sobre a importância da Campanha Janeiro Branco, mas quero deixar aqui o reforço de que, o cuidado com a saúde mental deve ser uma meta para todos os meses do ano. Fazer escolhas saudáveis, que respeitem você e o seu tempo, descobrir prazer nas relações e ações do dia a dia, ter momentos de lazer, fazer atividade física que te faça bem, descobrir e prazer e felicidade no trabalho são alguns dos caminhos possíveis para manter sua saúde mental em dia. Mas, é claro que, cada um descobrirá o seu caminho e, é neste momento, que uma ajuda profissional pode ajudar.
Você já parou pra pensar em quantas vezes você não chegaria a uma conclusão sozinho? Quantas vezes foi preciso uma luz externa? A manutenção da saúde mental está nisso também. Compreender que, em algum momento, será necessário pedir ajuda, contar com alguém que possa, de fato, com estratégias profissionais, te ajudar em sua caminhada na busca por uma vida leve e saudável. E aqui não faz diferença a sua idade: pode ser criança, adolescente, adulto, idoso... Afinal, #TodoCuidadoConta!
Comentários